quinta-feira, 2 de março de 2017

Projeto a Concurso dos Clubes Europeus 2016/17

Atividades apresentadas ao Concurso dos Clubes Europeus 2016/2017

Tema - "Para uma Europa de Valores"


Objetivo I Sensibilizar os alunos para o facto da União Europeia como um todo ser maior do que a soma das suas partes, promovendo um melhor conhecimento da Europa e da União Europeia, através da identificação com os valores europeus.

Atividade I Prevista para o Objetivo 1 – Os alunos do EB, ES e EP exploram, nas disciplinas de línguas, os seguintes documentos: Tratado da União, Referencial Dimensão Europeia da Educação e Referencial de Educação para o Desenvolvimento, desenvolvendo produtos diversificados (multimédia, pinturas, colagens, etc.) propostos pelos alunos e professores.
Os alunos do EB identificam e pintam as bandeiras dos países da UE num mapa da Europa em tamanho grande para ser exposto como mural no dia da Europa.

Atividade 2 Prevista para o Objetivo 1  - Os alunos do EP elaboram, através do Google Mapas, uma viagem virtual pelos países membros da União Europeia, identificando a diversidade linguística e cultural da Europa.
Os alunos do EB descobrem a história do Hino Europeu e em grupos criam uma letra para a música. Gravam em áudio o hino cantado pelos alunos.

Atividade 3 Prevista para o Objetivo 1 – Os alunos dos diferentes níveis de ensino durante a “Semana de Leitura 2017” (27 a 31 de março) leem em voz alta, na biblioteca e na sala de aula, poesia e prosa poética de autores de diferentes países europeus sendo selecionado um autor por país para elaboração de cartazes (biografia e poema/texto) a afixar na biblioteca.

Objetivo 2  - Fomentar nos alunos a consciência da sua condição de cidadãos europeus e os desafios europeus da atualidade.

Atividade I Prevista para o Objetivo 2 - Para celebrar o dia da Europa, os alunos do agrupamento de todos os níveis de ensino ajudam na produção, em cada edifício, de um mural ilustrando os valores europeus: Dignidade, Liberdades, Igualdade, Solidariedade, Direito dos Cidadãos e Justiça.
Os alunos do agrupamento respondem, em vídeo, usando a app Flipgrid, à questão "O que é ser europeu?".
Os alunos do EB traduzem nas línguas da Europa a divisa da UE "Unidade na diversidade" e realizam um cartaz que será exposto na sala do aluno.

Atividade 2 Prevista para o Objetivo 2 – Os alunos do EP e ES preparam uma palestra sobre o “Processo de construção da União Europeia”, com um político convidado.
Sessão de “Literacia para os media” promovida pela Biblioteca Escolar para os alunos do EP: análise comparativa e crítica da primeira página de jornais de diferentes países europeus.

Atividade 3 Prevista para o Objetivo 2 – Os alunos dos jardins de infância e do 1º ciclo pintam bandeirinhas dos diferentes países europeus que serão aproveitadas para celebrar o Dia da Europa. Cada aluno leva a sua bandeirinha no desfile.
Os alunos do 2º e 3º ciclo jogam online nas aulas de Inglês e Francês o jogo“Europe Matters, A Question of Values”.
http://www.coe.int/en/web/jeu-europe-des-valeurs

Objetivo 3 - Consciencializar para o papel fundamental que as novas gerações têm na construção de uma Europa dos valores.

Atividade I Prevista para o Objetivo 3 – Os alunos dos vários níveis de ensino, apoiados no Artigo 2 do Tratado da União, produzem colagens, desenhos, jogos, pinturas, etc. sobre os valores do respeito pela dignidade humana, da liberdade, da democracia, da igualdade, do Estado de direito e do respeito pelos direitos do Homem.
Palestra e debate para os alunos do 7° ano na disciplina “Educação para a Cidadania Global” e 10° ano em Filosofia, Português e Integração sobre “ Competências para a Cultura Democrática".

Atividade 2 Prevista para o Objetivo 3 – Os alunos do EP mapeiam através do Google Mapas a diáspora portuguesa na Europa e no Mundo para a compreensão da sua relevância para a difusão da língua e cultura portuguesas.
Os alunos do 1º ciclo desenham a bandeira da União Europeia para a Exposição a realizar no Agrupamento no dia da Europa.
Os alunos do agrupamento celebram o dia da Europa através de um desfile na cidade.

Atividade 3 Prevista para o Objetivo 3 – Os alunos do 7º Ano realizam um trabalho, na aula de EV, sobre Obras e Artistas da União Europeia. Escolhem uma obra ou um artista e têm de elaborar a sua versão. Depois, à semelhança dos livros popup vão representar algo escondido por trás da obra onde vão representar pensamentos e valores Europeus. Finalmente, fazem um mapa europeu com a junção dos melhores trabalhos.
Os alunos celebram o Dia Mundial da Justiça Social e da Língua Materna, realizando nuvens de palavras e outros trabalhos.

Produtos finais - Mural, vídeos, elivros, palestras, exposições, viagem virtual no Google Mapa e Earth, bandeiras, poemas, letra do Hino da Europa, gravações áudio, apresentações interativas, desenhos, colagens, pinturas, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário